Notícias

Namibe Contará com um Centro Integrado de Formação Profissional

Moçâmedes- Um centro de formação profissional com capacidade para 200 formandos nos cursos técnico-profissionais será erguido no município de Moçâmedes, por forma a atender a demanda da procura de jovens.
O lançamento da primeira pedra da construção da referida infraestrutura foi feito pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, que se encontra nesta cidade em visita de trabalho.
A obra orçada em cinco milhões e quinhentos mil dólares norte-americanos será construída pela empresa construtoras “ FOCUS” com um prazo de execução de 18 meses e contará com diversos compartimentos, tais como salas para os cursos de electricidade, serralharia, carpintaria e outras em função das necessidades formativas.
Segundo o responsável da empresa executora, António Cruz, estão a trabalhar no espaço para se definir as áreas de construção e seguidamente iniciar a obra.
Na cerimónia do lançamento da primeira pedra da infra-estrutura, Teresa Rodrigues Dias salientou que o projecto está enquadrado no Plano de Acção e Promoção para Empregabilidade do Executivo angolano, para dar respostas às questões do auto-emprego.
A governante informou que o problema da empregabilidade passa necessariamente pelo sistema de reforço da formação profissional, daí a razão da construção de centros de formação.
“Nesta altura a nossa expectativa é grande e auguramos que tão logo seja feita a inauguração da infra-estrutura, os jovens desta província e das zonas circunvizinhas possam beneficiar também deste reforço, pois o nosso objectivo é ver o problema da empregabilidade resolvido”, acrescentou a ministra.
Conforme a ministra, a empregabilidade é um problema universal, apontando ainda a pandemia da Covid-19 como um mal que agravou mais a economia nacional, com a perda de postos de trabalho.
A ministra adianta que esforços têm sido feitos pelo Executivo para a sua melhoria, com a execução de programas como PRODESI, FACRA, PIIM e o PAPE.
O governador do Namibe, Archer Mangueira, frisou que o centro vai disponibilizar no mercado técnicos especializados para atender a indústria local.
“O Namibe precisa de um centro de formação profissional para atender a indústria e o sector agro-pecuário. Vamos continuar a trabalhar, pois há mais acções para desenvolvermos e assim satisfazer a necessidade formativa da nossa juventude”, disse.
O Centro Integrado de Formação Profissional contará com cursos técnicos que vão ser eleitos em função das necessidades formativas do mercado local.
No Namibe, o INAFOP, de janeiro a presente data, foram inscritos 750 candidatos para acesso ao primeiro emprego e destes apenas 200 foram empregados, na sua maioria jovens com formação técnico-profissional, inseridos nas empresas de construção civil.
O INAFOP conta com um centro de formação profissional de construção civil no município de Moçâmedes, mesmo número no Tômbwa, um pavilhão de artes e ofícios nos municípios do Virei de Camucuio e na comuna da Lucira.

Fonte: Angop

Você está aqui: Home SIAC Em destaque Notícias Namibe Contará com um Centro Integrado de Formação Profissional