Notícias

MAPTSS Políticas e Programas de Gestão dos Quadros

Luanda - O secretário de Estado da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), António Rodrigues Paulo, defendeu hoje, quarta-feira, em Luanda, que os gestores de recursos humanos da administração pública devem cada vez mais assumir as suas responsabilidades para a implementação das políticas e programas de gestão dos quadros em cada organismo.
O responsável, que falava na cerimónia de abertura do encontro metodológico sobre o “Perfil do gestor de recursos humanos na administração pública”, em representação do Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, realçou que este potencial desenvolve-se com a formação.

Para si, os gestores de recursos humanos devem capacitar os responsáveis, técnicos em matérias estritamente profissionais, mas também em tarefas do fórum comportamental.

Acrescentou que essas responsabilidades incluem rigor no recrutamento e selecção, porque a função pública é um lugar onde devem entre os melhores ou os que têm potencial de crescer profissionalmente.

“As pessoas que estão no ministério como gestores de recursos humanos devem saber as suas responsabilidades como gestores de recursos humanos, por fazerem parte das áreas mais importantes das diferentes divisões”, disse.

Acrescentou que a capacidade de cada organismo para seguir as suas funções depende muito da área dos recursos humanos para capacitar os técnicos.

Recordou que o titular do poder executivo aprovou em 2013 o Decreto Presidencial 114/13 que define o perfil do gestor dos recursos humanos com o objectivo de deixar de ser a área onde eram colocadas as pessoas que tinham sido exoneradas.

O encontro visou auscultar os organismos sobre as experiências e soluções na implementação das regras constantes no Decreto Presidencial nº 114/13, de 3 de Julho, analisar o grau e o perfil do actual gestor de recursos humanos em conformidade com o referido diploma, a realçar a função do gabinete de recursos humanos na implementação das políticas e programas de gestão dos quadros em cada organismo.

Participaram do encontro, directores de gabinetes de recursos humanos, dos órgãos centrais e serviços equiparados, responsáveis dos Institutos Públicos e equiparados, chefes de departamentos de Recursos Humanos e técnicos. 

Fonte: ANGOP

Você está aqui: Home SIAC Em destaque Notícias MAPTSS Políticas e Programas de Gestão dos Quadros