Notícias

Institutos Públicos Atendem Cidadãos na FILDA


Mais de mil contribuintes solicitam diariamente os serviços da Administração Geral Tributária (AGT) instalados na Feira Internacional de Luanda (FILDA), para regularizar a sua situação tributária

De acordo com a directora do gabinete de comunicação institucional da AGT, Leonor Zua Miguel, que falava à Angop na 35 edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA) foi ainda dado esclarecimentos sobre o Imposto Sobre Valor Acrescentado (IVA) e outras obrigações fiscais.

Deste número, disse que 709 foram novos contribuintes cadastrados, 297 actualizações e os serviços prestados nas repartições fiscais como é o caso da taxa de circulação (com a respectiva multa) e imposto predial urbano.

O importante aqui é informar que o contribuinte pode pagar o imposto a partir da sua residência, serviços, carro e sítios através da internet banking e outros mecanismos electrónicos.

A responsável não avançou a receita arrecadada, mas disse que a par destes serviços estão também a fazer a actualização do cadastro fiscal ou do Número de Identificação Fiscal (NIF).

Além da AGT, também está presente na FILDA a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas, que anunciou formar até final do ano 10 mil funcionários da administração pública.

Segundo o técnico de comunicação e imagem João Silva, que falava à Angop na 35 edição da Feira, apesar de ser uma instituição criada recentemente em 2019 propõe-se a criar uma administração pública capaz de responder às exigências.

Na feira, a instituição tem patente uma biblioteca com 150 livros para vender e para oferecer, parte do acervo bibliográfico que a escola tem de 25 mil livros, assim como uma mediática.

Em Luanda, a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas tem representação em Talatona, na Samba e em Cacuaco e seis regiões formativas pelo país.

Também presente na FILDA está o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), que regista no seu stand uma média de 100 pedidos de emprego, de acordo com o seu director-geral, Anselmo Monteiro.

O responsável referiu que a instituição deve estar junta do sector empresarial por ser a intermediária com o sector público.

 

Fonte: Angop

Você está aqui: Home SIAC Em destaque Notícias Institutos Públicos Atendem Cidadãos na FILDA