Notícias
Segurança Social implementa novo modelo de prova de vida em 2018
Os pensionistas inscritos no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) vão, a partir de Janeiro de 2018, efectuar a prova de vida e sobrevivência no mês de seu aniversário ou falecimento (por via dos seus familiares).
O anúncio foi feito, quarta-feira, em Luanda, pelo director geral adjunto da instituição, Pedro Filipe, durante uma conferência de imprensa.
O responsável explicou que esse método, caso não haja decisões superiores contrárias, decorre do facto de se notar enchentes nas agências, postos do Banco de Poupança e Crédito (BPC) e Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão. Esta operação era realizada nos primeiros três meses do ano, nestes locais. 28-12-2017 | Fonte: Angop
Com o novo modelo que se pretende implementar, o pensionista deverá fazer a prova de vida no seu mês de aniversário com uma prerrogativa de mais um mês ou no dia do seu falecimento ou subsequente, sob pena de ser cancelada a respectiva pensão.
Pedro Filipe referiu que a prova de vida será realizada apenas em 40 agências do INSS e 10 do SIAC, em todo o país.
“As equipas estão preparadas para responder a demanda dos pensionistas que vão aderir aos postos para a prova de vida” enfatizou .
Esclareceu que a prova de vida é nacional e extensiva aos angolanos que vivem no exterior que também podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por um consulado.
Por outro lado, informou que o instituto criou um regime de segurança social específico para dirigentes religiosos (bispos, pastores e padres), com entrada em vigor também em 2018.
O número de segurados que financia a reforma dos 129 mil pensionistas em Angola está estimado em mais de um milhão e 700 mil funcionários públicos e privados.
Em Angola, cada 12 trabalhadores ou funcionários em actividade inscritos no INSS sustentam um reformado ou pensionista.
160 mil 705 pensionistas, 22,30 porcento dos quais recebem a pensão de sobrevivência, estão inscritos pelo INSS e vão fazer a prova de vida em 2018.