Bengo: Seminário sobre SIAC reuniu participantes de empresas estatais e privadasO seminário, promovido pela Direcção Provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, em parceria com o SIAC, abordou aspectos sobre o manual prático do civismo do trabalhador e a estrutura da população empregada no sector empresarial, assim como os salários e os acordos colectivos para fiscalização da legislação laboral.

Questões relacionadas com o controlo e acompanhamento da evolução da força de trabalho no sector empresarial, estruturas das empresas, funcionamento das unidades de intermediação de mão-de-obra do SIAC e o manual prático do civismo para trabalhadores, foram igualmente temas do encontro.

Na sua intervenção, o director provincial do Bengo da Administração Pública Trabalho e Segurança Social, Miguel João da Silva, considerou importante "a unidade de intermediação de mão-de-obra do SIAC, por forma a permitir uma intermediação entre a entidade empregadora e o trabalhador".

Miguel da Silva disse por outro lado que o seu pelouro vai continuar a levar informações às empresas que labutam na província, sobre o manual prático do civismo para trabalhadores, com vista a preservar os valores morais e cívicos, entre o empregador e trabalhador.

Por seu turno, a coordenadora local do SIAC , Maria Isabel, qualifcou à formação de valiosa, sublinhando que a mesma facilitará os técnicos das empresas estatais e privadas a trabalharem na base de dados estatisticos para o sucesso das suas actividades laborais.

Um novo SIAC prestes a abrir em SaurimoA delegação provincial do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) vai ser inaugurada no dia 24 deste mês em Saurimo, Lunda-Sul, anunciou o director provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), João Segunda Ungaji.

O SIAC de Saurimo vai ter serviços de Justiça para a emissão de Bilhete de Identidade, registo civil, predial, comercial, automóvel, serviços do Ministério do Interior, ENSA, TAAG, bancos BPC, BAI, SOL, entre outros.

João Segunda Ungaji disse que deste modo as pessoas vão ter um atendimento exclusivo.

“O SIAC, sendo um serviço que congrega várias instituições num espaço único facilita a vida do cidadão e aproxima as estruturas do Estado ao próprio cidadão.”

Os serviços do SIAC já existem nas províncias do Bengo, Malanje, Uíge, Benguela, Huambo, Luanda, e Cabinda.

O Executivo está a criar facilirem os documentos de indentidade de cidadão nacional.

Ministro de Estado e da Coordenação Económica visita agência da ENSAO Ministro de Estado e da Coordenação Económica, Eng.º Manuel Vicente, visitou, quinta-feira, 29 de Março, a Agência da ENSA no SIAC Huambo. A visita aconteceu momentos depois de o Coordenador da Política Económica do País inaugurar o referido Serviço Integrado de Apoio ao Cliente no Planalto Central.inaug siac huambo 03

Durante a sua estada à novel representação da ENSA, Manuel Vicente – que se fez acompanhar do ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Pitra Neto, e o governador da província, Faustino Muteka – tomou conhecimento dos serviços prestados e produtos comercializados pela nossa companhia naquele recinto e recebeu um brinde das mãos do Director Comercial de Retalho, Manuel Assis.

Na ocasião, Manuel Assis referiu que um dos objectivos da Companhia é aumentar e expandir o negócio, servindo com qualidade os clientes.

“Queremos sempre estar próximos da população, razão pela qual somos a única seguradora presente nos SIAC’s e com representação a nível de fronteiras do país, por forma a cumprir com um dos requisitos do Decreto 35/09 sobre o Seguro de Responsabilidade Civil Obrigatório”, disse.

inaug siac huambo 04Por sua vez, o ministro de Estado sublinhou, durante o discurso de abertura, que o SIAC ajuda a população do Huambo, os empreendedores e permite que todo o cidadão participe no desenvolvimento da região.

De salientar que testemunharam ainda o acto de inauguração da também chamada “Loja do Cidadão”, membros do Governo provincial, entidades religiosas, autoridades tradicionais. Por parte da ENSA estiveram presentes os Directores de Marketing, Augusto Tito Mateus, dos Recursos Humanos, Sebastião Freitas, além de outros técnicos.

Melhor Serviço ao CidadãoO Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, foi distinguido com o prémio de “Melhor Serviço ao Cidadão”, durante a cerimónia de entrega dos troféus aos vencedores das categorias do Prémio de Inovação na Governação Electrónica.

O Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão recebeu o prémio mais importante e o Ministério das Finanças foi o departamento ministerial mais destacado ao ser contemplado com dois prémios: o de “Melhor Serviço Online” e o de “Melhor Serviço Governo-Governo”.

O director do serviço Organização e Tecnologias de Informação do Ministério das Finanças, Simão Neto, considerou que o prémio é resultado do esforço desenvolvido na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos, que passa pela existência de um sistema informático voltado para a gestão das finanças públicas.

Na gala, presenciada por representantes das Telecomunicações e Tecnologias de Informação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Ministério do Comércio foi galardoado com o Prémio “eGov Empresas”, enquanto o prémio de “Inovação” foi atribuído ao Ministério dos Petróleos. O prémio “Melhor Portal de Informação” foi para o Ministério das Relações Exteriores e o de “Melhor Promoção de Governação Electrónica” para o Instituto de Formação da Administração Local, do Ministério da Administração do Território.

Manuel Homem, director-geral do Centro Nacional das Tecnologias de Informação do Ministério das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, disse que é intenção do organismo criar uma rede entre os gabinetes ligados às tecnologias de informação e comunicação da Administração Pública, de modo a promover a utilização destes meios junto dos cidadãos. “Esta cerimónia que acontece todos os anos visa distinguir os vários serviços prestados dentro da Administração Pública, com impacto entre os departamentos ministeriais e na prestação de serviço aos cidadãos”, explicou Manuel Homem, considerando que foram destacados os melhores em função de uma pesquisa desenvolvida pelo Ministério das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação.

Durante a cerimónia foram também atribuídos oitos menções honrosas, que foram entregues à Escola Nacional da Administração (ENAD), à Clínica Multiperfil e aos ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos, Energia e Águas, Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Geologia e Minas.

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