Notícias

Sistema Nacional de Formação com 998 Unidades Formativas

O Sistema de Nacional de Formação Profissional conta, actualmente, com 998 unidades formativas, anunciou, nesta sexta-feira, em Luanda, o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato.
Em 2018, segundo dados disponíveis, o sector contava com 772 unidades formativas.

Os dados indicam que os centros sob gestão do Instituto Nacional Emprego e Formação Profissional (INEFOP) passaram de 144 para 148, em 2019.

Já os centros tutelados por outros organismos públicos passaram de 35 para 39 e os centros privados de 595 para 811.

O governante, que falava na cerimónia de encerramento do ano formativo 2019, informou que, em função do aumento dos centros de formação, ao longo deste ano, foram formados 61 mil 730 cidadãos, contra 48 mil 448 cidadãos em 2018.

Os números disponibilizados indicam um aumento de 27 por cento, sendo que os centros tutelados pelo INEFOP tiveram um acréscimo de 14 por cento da sua capacidade formativa.

Cabinda

Nesta província, de acordo com os dados divulgados, foram formados 696 jovens em 8 unidades do Inefop.

As empresas Água Tchiowa, Algoa, Cabinda Gulf Oil Company-Chevron são as que mais absorvem os técnicos profissionais formados no INEFOP do Caio.

Cuanza Norte

No Cuanza Norte a instituição formou mil e 188 jovens, em 19 centros de formação profissional, dos quais seis pertencem a Igreja Católica, nos municípios de Cazengo (sede da província), Cambambe, Ambaca, Quiculungo e Samba Cajú.

Os cursos ligados à construção civil são os mais solicitados pelos jovens, por serem os que oferecem mais oportunidades de emprego.

Jesus Maiato adiantou que os dados demonstram a tendência do aumento da procura dos cursos de formação profissional, que se vão afirmando, cada vez mais, como uma ferramenta estratégica para a qualificação da mão-de-obra nacional, assim como uma opção para a inserção rápida no mercado de trabalho.

No actual contexto socioeconómico, avançou o responsável, a formação profissional representa uma importante ferramenta no combate ao desemprego, à pobreza e as desigualdades sociais, sendo, no entanto, imperioso continuar a apostar na superação técnico profissional, na aposta no empreendedorismo e na actividade por conta própria.

A aposta do Executivo, frisou, continua a ser na elevação e melhoria dos níveis de competência do capital humano, pois só desta forma se continuar a promover a verdadeira transformação económica e social.

O ministro diz acreditar no potencial dos jovens, sobretudo, na sua criatividade e resiliência para enfrentar as dificuldades.

Durante a Feira da Formação Profissional e Empreendedorismo foram expostas as potencialidades e os resultados do presente ciclo formativo, espaço criado com o propósito de levar ao conhecimento do público, sobretudo, dos empregadores, o nível de aprendizagem e conhecimentos adquiridos pelos jovens recém-formados.

Fonte: Angop

Você está aqui: Home SIAC Em destaque Notícias Sistema Nacional de Formação com 998 Unidades Formativas