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Servidores Públicos devem ser exemplo de Mudança

A moralização dos serviços públicos afigura-se como uma tarefa permanente, incessante e inadiável na qual os titulares de cargos de direcção e de chefia são chamados em primeira linha a dar o exemplo e a transmitir a sociedade o compromisso de mudança.
A apreciação foi feita hoje, terça-feira, em Luanda, pelo ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato, durante a cerimónia de abertura do seminário sobre “Ética na administração pública”.

O governante frisou que os titulares de cargos de direcção devem engajarem-se mais, dando importância singular ao cidadão utente.

“O chefe deve servir, ser exemplo a seguir e o rosto mais bonito e simpático do serviço público, não deve ser servido, nem tão pouco idolatrado, como de uma divindade se tratasse”, enfatizou.

Jesus Maiato esclareceu que para o efeito, o itinerário a seguir é o da aproximação aos cidadãos e aos operadores económicos, o diálogo aberto e permanente, a resolução dos problemas, a celeridade na resposta ou na tomada de decisão, a simplificação e a desburocratização dos procedimentos.

Referiu que o sector tem a convicção de que alicerçando a conduta dos servidores públicos aos princípios éticos e morais plasmados na pauta deontológica, serão capazes de progressivamente melhorar o desempenho e consequentemente a qualidade na prestação dos serviços públicos.

O governante apelou aos serviços internos de fiscalização dos diversos organismos públicos, nas vestes de gabinetes, no sentido de censurar, punir e corrigir todos os comportamentos que violem os princípios de conduta estabelecidos na administração pública.

O titular da pasta volta a apelar que doravante, a avaliação de desempenho, por parte do responsável directo do funcionamento ou agente administrativo, não se caracterize num mero exercício de cumprimento de uma formalidade legal no primeiro trimestre de cada ano civil, mas que seja isenta, objectiva e, sobretudo, corajosa de modo a ter impacto na avaliação final do serviço publico.

“Parece-nos um contra-senso, ou mesmo insólito, um serviço público alvo de reclamações e queixas constantes dos cidadãos sobre mau desempenho dos seus funcionários e da qualidade dos serviços prestados, tenha funcionários com avaliação de desempenho de bom e muito bom e ainda por cima a reclamar permanentemente por promoções nas carreiras” disse.

O evento tem o seu término previsto para quarta-feira.

Fonte: Angop

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